28.4.09

Por Falar em Austeridade...

Parece que anda por aí um livro recomendável a menos de €10:


Da recensão na Atlantic:

"Kynaston doesn’t shrink from an understanding that’s deeply unsettling to those who like their history, their politics, and their worldviews neat (which is to say nearly all of us): the better grew out of the worse, the worse out of the better."

27.4.09

A Folga

Desde que se iniciou a voragem do investimento público que nos vai salvar da crise que muitos de nós, enquanto nos informamos sobre o regime fiscal da Ilha de Man, nos interrogamos sobre quem vai pagar esse investimento. Felizmente, o governo tem uma resposta peremptória: quem vai pagar é a folga. Mais precisamente, a folga orçamental que nasceu do intrépido reformismo deste executivo.

Ainda na recente entrevista à RTP, o Primeiro-Ministro reafirmou a disponibilidade da folga para financiar aeroportos, TGVs, auto-estradas, "apoios sectoriais", genéricos gratuitos, etc. Face a esta explicação, restam-nos duas hipóteses de interpretação:

1. O Primeiro-Ministro prevê que o défice se mantenha em valores à volta dos 3% do PIB, o que significa que se avizinha uma redução épica da despesa corrente do Estado.

2. O Primeiro-Ministro pensa que os 3% são meramente indicativos porque na prática o défice pode ir até onde for preciso para ganhar eleições.

Em Inglaterra, o próximo Primeiro-Ministro fala em austeridade. Em Portugal, nas mãos de um português normal, temos a folga.

13.4.09

N. do A.

A vida tem andado complicada, mas o pior já passou. Antes de retomar as emissões regulares, gostaria só de relembrar que o ónus da prova já foi invertido no que diz respeito à publicidade não endereçada e que os resultados não foram famosos.
 

[Topo]