3.10.09

Os Torcionários


Parece que os irlandeses lá baixaram a bola. Não tinham percebido à primeira por isso agora foram "informados" sobre a decisão certa. Como diz o Andrew Stuttaford, a "Europa" é uma ideia que foi sendo imposta aos seus cidadãos com recurso a um cocktail de subornos, intimidação, manha e secretismo. O referendo irlandês é só o último exemplo deste modo de funcionamento.

2 Comentários

Anónimo disse...

Não posso estar de acordo com o que aqui se diz. A Europa trouxe-nos paz, prosperidade, progresso, solidariedade.

A questão essencial é saber que tipo de Europa queremos? Uma Europa feita de pequenos estados sem força e peso no plano internacional interessados apenas em defender os seus próprios interesses ou uma Europa federal capaz de defender os interesses dos Europeus em geral no plano internacional.

A "Europa" é uma ideia que tem sido discutida e construída com avanços e retrocessos mas acima de tudo com muitos compromissos e cedências nos últimos sessenta anos. Não nos foi imposta através de um regicídio, de uma revolução ou de um conflito armado.

Nenhuma organização, estado ou entidade internacional foi criada ou construída nestes moldes na história da humanidade.

Como Europeu e Português que sou tenho muito orgulho em fazer parte deste processo singular.

Tomás Belchior disse...

Estou de acordo contigo. É claro que a "Europa" trouxe paz e prosperidade e que, por muito atabalhoado que tenha sido o processo nalgumas ocasiões, estamos longe do que aconteceu noutras tentativas mais dramáticas de unir a Europa.

No entanto, é precisamente por essas razões que se deve ser exigente. Os compromissos e cedências de que falas, sendo necessários, foram muitas vezes negociados longe da vista dos europeus e todo este processo da constituição e do tratado de Lisboa é indigno dos ideais da UE.

É claro que "a Europa" é um caso de sucesso mas isso não significa que não possa ser melhorada. Por exemplo, acabando com esta ideia de que os referendos só são válidos quando dão o resultado certo.

Enviar um comentário

 

[Topo]